O salmão que você come não é o que você vê

Levemente alaranjado, suculento e de carne macia, o salmão é um dos peixes preferidos dos brasileiros. Cobiçado nos cardápios e supermercados, o peixe de águas frias já faz parte da gastronomia nacional. Mas será que o salmão do seu prato é realmente salmão?

O salmão selvagem, originário do Atlântico Norte e Pacífico, adquire sua coloração alaranjada de forma natural, devido ao consumo de frutos do mar repletos de carotenóides (substâncias com características pigmentadoras). Já o salmão de cativeiro e a chamada “truta salmonada” só adquirem o tom alaranjado se alimentados com uma ração que possua cantaxantina (muito rica em carotenoides).

Tornando trutas em salmão – O Comitê Científico da Alimentação Animal (CCAA), na Europa, determinou o nível de cantaxantina na alimentação dos peixes (25 mg por 1 kg). No entanto, a cantaxantina dada aos peixes de cativeiro não é controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No Brasil e no Chile, de onde vem a maior parte do “salmão” vendido aqui, os cativeiros não têm fiscalização alguma. Consumido em quantidades elevadas, a cantaxantina pode produzir um acúmulo de pigmentos na retina do olho e prejudicar a visão.

A truta e o salmão têm gostos bem parecido, só que a truta é mais barata. Por isso, há produtores que optam pelo uso de ração aditivada com corante, para que as trutas fiquem visualmente idênticas ao salmão.

Um mercado que te protege – No Super Saudável, só entram produtos aprovados por uma equipe de nutricionistas atenta a todos os pré-requisitos para oferecer a você alimentos saudáveis. Os produtos que você encontra são em sua maioria orgânicos, sem gorduras hidrogenadas e, sempre que possível, livres de qualquer aditivo artificial.

Confira nossa lista de aditivos que evitamos ao máximo: https://ssaudavel.com.br/lista_de_aditivos_evitados_ao_maximo_2018.pdf

Procurando por um salmão de qualidade, com procedência confiável e respeito ao consumidor? O Super Saudável conta com uma dedicada equipe de especialistas capazes de proporcionar a sua melhor experiência com o produto procurado. Salmão de verdade, sem propaganda enganosa? Vem com a gente.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *